- Área: 6750 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jack Hobhouse
-
Fabricantes: Ströher
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos da Hawkins\Brown, como comissionados por Regal Homes, inauguraram 49 novas habitações em Wenlock Road em Hackney. O edifício Cube de £10 milhões possui uma estrutura híbrida de metálica e de madeira e é o edifício mais alto a utilizar madeira laminada estrutural na Europa, com dez pavimentos que alcançam uma altura de 33 metros.
O esquema de 6.750 m² pelo qual Regal Homes venceu a Premiação do London Evening Standard New Homes para Empreendimentos de Destaque Arquitetônico em 2015, foi projetado como uma planta cruciforme invertida, garantindo que cada apartamento possua vistas do canal das proximidades à oeste, ou do parque à leste. A disposição cruciforme vira o tradicional bloco que olha para pátio interno de cabeça para baixo, criando pátios que dão para a cidade, criando belas vistas e melhorando o acesso de luz e ar dos apartamentos que possuem três paredes externas.
O espaço comercial possui 1.190 m² foi criado no pavimento térreo do empreendimento, frente à Wenlock Road. Alex Smith, associado da Hawkings\Brown disse:
"O Cubo abre novos precedentes e demonstra o grande potencial da Madeira Laminada Cruzada (MLC) como material que permite construção rápida com reduzido impacto ambiental.
A disposição cruciforme do empreendimento é um fator importante para a qualidade dos apartamentos - casas com três paredes externas possuem grande acesso a luz natural e possuem ventilação cruzada. Além disso, cria belas vistas que podem ser maximizadas garantindo que cada apartamento possua uma varanda ou terraço de tamanhos consideráveis.” Simon de Friend, CEO da Regal Homes, acrescentou:
“O Cubo foi criado para ser pioneiro em possibilidades arquitetônicas, movendo os limites de construção residencial e desenvolvendo casas que são também obras de arte.
O reconhecimento que O Cubo ganhou por seu projeto e construção é um testamento de seu desenho inovador, e nossa habilidade em interpretar e realizar a visão ambiciosa que o arquiteto tem pelo projeto."
Para obter o layout retorcido d'O Cubo, que possui pavimentos que contam com grandes balanços em relação à massa principal do edifício, os arquitetos trabalharam com especialistas para desenvolver uma estrutura híbrida em torno de um núcleo de concreto reforçado.
Os painéis e elementos de MLC e elementos de steel frame foram fabricados offsite e foram trazidos para montagem e finalização in loco. Os painéis são acoplados aos steelframes, formando uma parte integral da estrutura. Esta estrutura híbrida faz uso inteligente das melhores propriedades de ambos os materiais para criar uma construção contemporânea, forte e leve que obtém muito menos emissões de carbono incorporadas que o equivalente em estrutura de concreto.
As elevações do edifício foram revestidas em ripas de cedro vermelho ocidental. Uma tela aberta de tijolos pretos cria uma malha ortogonal que envolve a fachada do edifício para a Wenlock Road, criando uma harmonia visual com os edifícios vizinhos apropriados à área de conservação nas proximidades.